Mensagem do Reitor

Construímos o Futuro

O Instituto de Ciências Religiosas de Angola – ICRA é uma instituição da Igreja Católica, criada pela CEAST aos 8 de Dezembro de 1984. Identifica-se como Escola Católica pois pertence a Conferência dos Bispos Católicos de Angola e São Tomé (CEAST). Caracteriza-se como uma escola que confessa a crença religiosa na Pessoa de Cristo. Esta característica coloca o ICRA numa posição própria no panorama educativo de ser crítica, e de ser vista como modelo de administrar um ensino abrangente; pois abarca todas as dimensões da pessoa humana.

O ICRA não se contenta de ser apenas uma instituição de ensino. É mais do que isso, é sobretudo um lugar de vida comunitária. Está e sempre estará aberto para estabelecer um diálogo construtivo baseado no respeito mútuo, no reconhecimento recíproco da própria missão e no serviço comum ao homem com as instituições do estado e com as organizações da sociedade angolana (Educar na Escola – Documentos do Magistério para a Educação).

escola de sociabilidade

Primamos e promovemos a coerência de atitudes e de comportamentos quotidianos com vista a defesa de valores perenes. A família é «a primeira e fundamental escola de sociabilidade» (J. Paulo II, Exortação Apostólica Familiaris Consortio, 37, p 127) por isso, os pais são os primeiros e os principais educadores dos filhos. Nestes últimos tempos o ICRA tem procurado intensificar os contactos com os pais e encarregados de educação para que o esforço educativo da família e da escola se orientem conjuntamente nos aspectos concretos fortificando assim o relacionamento com os professores e a direcção da escola. Na perspectiva de ir conferindo uma maior responsabilização e tomada de consciência às famílias.

A primeira e fundamental escola de sociabilidade

António Panzo

Reitor